Código de vestimenta
Em sinal de respeito ao Santíssimo Sacramento e ao augusto Sacrifício da Missa, os católicos devem esforçar-se para vestir-se da melhor maneira possível ao assistir à Santa Missa.
Na Missa, Jesus Cristo, o Deus Encarnado e nosso divino Esposo, vem ao nosso encontro. Em um matrimônio terreno, não se mede esforços para que os noivos estejam impecáveis em seu grande dia. Assim também devemos nós vestir-nos com dignidade, de modo que nosso exterior reflita as boas disposições de nossa alma.
Além disso, na Missa, estamos misticamente presentes no Calvário, onde nosso Deus sofreu e morreu por nós entre terríveis tormentos. Não devemos preocupar-nos com nosso próprio conforto, mas sim oferecer a Deus o sacrifício de nós mesmos.
Que nossa vestimenta não seja motivo de distração para os outros fiéis por ser extravagante, chamativa ou imodesta. Venhamos à presença de nosso Deus e Rei devidamente trajados, com a reverência e a dignidade que o culto divino exige.
-
Senhoras e Meninas:
-Vestidos ou saias longas o bastante que, mesmo ao se sentar, mantenham os joelhos cobertos
-Blusa de mangas longas (pelo menos até o cotovelo)
-Cabeça coberta com véu
-Não usar roupas justas, transparentes, decotadas na frente ou nas costas, curtas, com fendas, sem mangas ou reveladoras
-Proibido calças
-
Homens e meninos:
-Camisa e gravata
-Terno, jaqueta ou suéter
-Sapatos sociais
-Não use calças apertadas, nem shorts e roupas sem manga
-
Não se deve usar na Igreja:
-Bermudas
-Camisetas
-Moletons
-Sapatos atléticos
-Jeans
-Roupas com mensagens, logotipos de grandes marcas, logotipos
esportivos, etc.